Irlanda – Só tem Fish & Chips?

Fast_Food_Irlandes

Como Dublin não tem muita tradição culinária (comparado às cozinhas famosas como a Italiana e a Francesa) fica meio estereotipado que, por aqui, encontraremos a comida típica da Inglaterra, por causa da proximidade dos 2 países e isso não estimula muito o interesse culinário dos turistas….  Então não é comum encontrar aquele tipo de turista que procurará pela melhor sopa de cebolas em Paris e nem aquele ávido por um “Spaguetti alla Pescatore” em Veneza. Aqui o que o turista vai ver muito é o famoso Fish & Chips. Confesso que não tinha nenhuma intenção de comer esse prato que é basicamente: peixe e batata, fritos. Mas ao descer na estação de Howth, uma vila de pescadores considerada subúrbio de Dublin, eu logo notei que quase todo mundo carregava uma sacolinha de um mesmo restaurante de lá: o Beshoff Bros, que anunciava-se humildemente como o ” número 1 para Fish & Chips frescos”. Andei mais um pouquinho e passei na frente da loja do tal Beshoff. Em frente do pequeno estabelecimento, fundado em 1939, havia uma grande fila de pessoas que ocupava parte da calçada. O sistema era tipo um “Fast-Food”, você pagava e ficava ali de pé, esperando seu “combo”, para então ir saborear em qualquer outro lugar, porque no restaurante não tem lugar pra sentar…. Aí eu notei que os clientes iam pra um parque, logo ali em frente, e espalhavam-se por um gramado.

Uhm… olhei as pessoas se lambuzando naquela caixinha e continuei minha empreitada turística, pensando em comer, talvez, uma sopa de frutos do mar mais tarde.
Mas durante a caminhada pelas lindas paisagens Irlandesas, fiquei com fome. E a única coisa que eu queria era exatamente aquele peixe frito do Beshoff. Me despi dos preconceitos, combinei com meu fígado que ele trabalharia um pouco mais para digerir toda aquela gordura e mergulhei naquilo que chamei de “Mc. Donalds Irlandês”.
Ah que delícia, não me arrependi. E imediatamente parei de chamar o Beshoff de “Mc Donalds Irlandês”. Depois de demorar uns minutinhos e atrasar um pouco a fila atrás de mim, resolvi optar pelo Haddock do Atlântico Norte (um primo mais humilde do bacalhau), sempre fresco por aqui… embora tenha ficado bem balançada a pedir o defumado. Eles também tinham opções, um pouco mais caras, como o bacalhau fresco. Paguei sete euros por esse “almoço”.
Bem, é isso. Super indico esse lugar pra provar o famoso Fish&Chips. As batatas e o peixe, apesar de fritos, são sequinhos. E se você não exagerar no molho tártaro, a refeição não passa de 600 calorias. Todo peixe da Beshoff vem da Pesca sustentável, o que é muito legal também. 
A caixinha do meu combo de Haddock fresco
O peixe e as batatinhas bem sequinhos. Ali em cima o molho tártaro.
Depois de comer, deitei no gramado, e fiquei tentando fotografar as gaivotas. Nessa foto dei sorte: Você pode contar 4!

As lindas paisagens de Howth
Ar puro e gelado de Howth. Os Haddocks, primos humildes do bacalhau, nadam livremente nessas águas geladas, imagino.

Uma coisa dá pra garantir: se comer o combo antes do passeio é possível queimar todas as calorias e mais um pouco nos morros de Howth.

Como não poderia faltar aqui na Irlanda, o músico tocando na rua.

Vista do Porto de Howth

Deixe seu comentário